Inovação: case da Bridgestone

Posted: sexta-feira, fevereiro 06, 2009 by Elias Hissa in Marcadores: ,
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O tema inovação vem sendo explorado por especialistas, consultores e empresas. É comum, ao entrar em uma livraria ou pesquisar na internet, vermos livros e mais livros e uma penca de revistas abordando este tema.

A Bridgestone, fabricante de pneus, mudou radicalmente e inovou na venda de seus produtos. Hoje podemos dizer que ela não só vende pneus, mas presta serviços aos seus clientes frotistas.

A Bridgestone agora cobra dos seus clientes - para pneus de caminhão - um preço variável por quilômetro rodado. A empresa desenvolveu sensores que são conectados a uma rede - um grande software - utilizados para medir desgaste e rupturas. Através da leitura destes dados, a empresa utiliza a experiência dos usuários para monitorar e dar feedback para os seus clientes.

Enquanto outras empresas do setor faliram ou continuaram fazendo o mesmo de sempre, a Bridgestone inovou utilizando o mesmo produto - no caso o pneu - e adicionando sensores para que fosse possível o acompanhamento destes serviços de informação.

Esta é uma grande caracterítica da inovação: fazer, de forma diferente, o que ninguém enxergou, e quanto mais diferente for a inovação, mais difícil de ser copiado.

No caso desta empresa, transformou a venda de produtos em prestação de serviços contínua. Um belo exemplo para outras áreas de negócio.

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