A cultura da convergência no século XXI

Posted: sábado, fevereiro 14, 2009 by Elias Hissa in Marcadores: , ,
0


Existe uma confusão conceitual sobre a convergência das mídias que utilizamos. A mídia que temos acesso hoje em dia ainda é a tradicional. O que na verdade há de novo são as ferramentas que acessam e divulgam os conteúdos disponíveis. Estas ferramentas - VHS, CD, DVD - é que sofrem mudanças durante os anos.

A tendência daqui pra frente é que, de forma paralela, as mídias tradicionais e as novas formas de mídia funcionem em conjunto, e que estas ferramentas que são substituídas com o passar dos anos sejam incorporadas por estas duas categorias. O que há de novo é isso: a incorporação de novas ferramentas pelas empresas que geram conteúdo.

Outro erro é achar que um só aparelho englobará todas as mídias. A televisão foi lançada depois do rádio, mas nem por isso um acabou com o outro. Tentar solucionar um caso complexo com uma simples resposta é simplificar algo que é difícil até de compreender. 

Portanto, o indivíduo continuará absorvendo conteúdo das mais diversas formas possíveis, sempre sendo motivado pela inovação das ferramentas que nos fazem achar que muita coisa mudou - o que não é verdade.

0 comentários: