Utilizando a web para buscar dados sobre doenças

Posted: domingo, março 08, 2009 by Elias Hissa in Marcadores: , , ,
0

Foi veiculada uma matéria no jornal O Povo sobre a maior busca dos usuários na web a respeito de informações e dados sobre doenças. Segundo a matéria:

"Os internautas se dividem em três grupos: os que buscam dados para depois se automedicar, os que procuram informação para dialogar com mais conhecimento de causa com seus médicos e os que montam listas de discussão."

A respeito deste assunto, já escrevi outro post sobre o papel dos médicos em relação aos seus pacientes. Acabou o tempo em que o médico dizia o que era para ser feito e o paciente aceitava prontamente. Hoje o paciente quer falar mais sobre o seu problema, discutir isso com o médico. 

Esse aspecto da busca sobre essas informações sobre doenças é positiva. Se por um lado isso é bom, há outro problema: o paciente se automedicando. Isso tem sido um problema, pois os laboratórios investem em larga escala em publicidade e propaganda de seus produtos e lucram com uma sociedade que envelhece cada vez mais. 

"Alguns autores entendem que a aquisição de informações sobre saúde pelo paciente, via internet, abala o status e a autoridade do médico. Outros argumentam que a disseminação pela web de pesquisas e novos tratamentos fortalece a prática médica, já que os pacientes vão em busca de profissionais mais atualizados."

Analisando os dois lados, médicos e pacientes, continuo ao lado da liberdade de pesquisa. O paciente deve, sim, buscar cada vez mais informações, mas não deve fazer disso um substituto da opinião médica. O médico dedica praticamente uma vida á sua atividade, e por isso a sua palavra deve ser sempre a final, muito embora a discussão entre médico e paciente deva existir sempre.

0 comentários: