Indicação de livro: A cauda longa
Posted: quinta-feira, março 05, 2009 by Elias Hissa in Marcadores: Inovação, Internet, Livros, Mídia, Negócios, Tecnologia
0
Um dos temas que gosto de estudar e ler é sobre o impacto causado pela internet nas empresas. E é sobre esse tema principal que indico o livro A Cauda Longa do autor Chris Anderson. Nele o autor explora o impacto causado pela internet no mundo dos negócios.
O autor demonstra como o mercado de hits está desaparecendo. Os hits, como chama o autor, são as "vacas leiteiras" que existem em todo negócio. Durante muito tempo, foram elas que alimentaram e tocaram vários tipos de negócios empresariais. Hoje, diferente de antigamente, a internet proporcionou que os hits, assim como os que vendem pouco ou quase nada, estejam lado a lado na web.
Mas por que isso acontece? Porque se em uma loja o espaço físico é limitado, o empresário tem que colocar exposto na vitrine o que mais vende. Se aquele determinado tipo de produto não vender, significa um espaço perdido, caro. Na internet, como não há limite para armazenagem, os hits existem em conjunto com os demais. Só que com um detalhe: os hits são poucos, enquanto os outros produtos que pouco ou nada vendem são inúmeros, por isso se chama a cauda longa.
É essencial para quem quer entender como funcionam as empresas que utilizam a internet como negócio e as diferenças dos mercados e negócios antigos com os atuais.